Você está aqui: Página Inicial / Política / Ibope: SP e RS perto de segundo turno; BA, RJ e MG longe disso

Política

Eleições 2010

Ibope: SP e RS perto de segundo turno; BA, RJ e MG longe disso

por Redação Carta Capital — publicado 27/09/2010 11h18, última modificação 27/09/2010 11h18
Paulistas podem ter decisão prolongada entre Alckmin e Mercadante; no RS, Tarso Genro lidera, mas soma de Fogaça e Yeda ameaça

A poucos dias das eleições, a mais recente pesquisa Ibope dá o panorama da situação nos principais estados do país. Em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) segue na frente e venceria em primeiro turno, com 48% das intenções de voto. O segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT), no entanto, subiu para 26%. Celso Russomano (PP) tem 8% do eleitorado. A chance de segundo turno, antes remota, começa a ser cogitada na eleição paulista.

Já o Rio de Janeiro aonta para decisão em primeiro turno com mais folga. O governador Sérgio Cabral (PMDB) tem 59% das intenções de voto na tentativa de reeleição. Fernando Gabeira, do PV, é o segundo colocado, com apenas 16% do eleitorado.

A pesquisa na Bahia também mostra um cenário de reeleição com tranquilidade. Jaques Wagner (PT) aparece com 52% das intenções de voto. Os principais adversários estão empatados com 15%: Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM).

Em Minas Gerais, segundo a pesquisa, Antonio Anastasia (PSDB) ampliou a vantagem sobre o ex-ministro Hélio Costa (PMDB). O tucano tem 46% das intenções de voto contra 33% do principal adversário. Em números válidos, Anastasia venceria a disputa no primeiro turno.

A chance de segundo turno no Rio Grande do Sul aumentou. Tarso Genro (PT) segue à frente, com 44% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) tem 26% e a atual governadora, Yeda Crusius (PSDB), fica em terceiro lugar, com 17%.

A margem de erro da pesquisa em SP, RJ e MG é de dois pontos para cima ou para baixo. A margem é de três pontos para cima ou para baixo nas pesquisas de RS e BA.

registrado em: ,