Você está aqui: Página Inicial / Política / Origem da Fox News é marcada por escândalo

Política

News of the Word 2

Origem da Fox News é marcada por escândalo

por Redação Carta Capital — publicado 07/07/2011 10h29, última modificação 07/07/2011 14h41
Ícone da tevê conservadora dos Estados Unidos nasceu para dar suporte aos republicanos Richard Nixon e George H. Bush

O , acusado de grampear telefones de celebridades e pessoas comuns envolvidas em tragédias em busca de furos de reportagem, não é o único problema pelo qual passa no momento o australiano Ruppert Murdoch, o maior magnata das corporações de mídia do planeta.

A outra envolve a rede de tevê Fox News, dos Estados Unidos, que também pertence ao seu grupo News Corp.

Veja também:

Documentos revelados pelo site norte-americano Gawker, especializado na cobertuda da mídia do país, revelam que a ideia da criação do canal surgiu no seio do governo republicando de Richard Nixon, entre 1968 e 1974. O criador do canal, o produtor de tevê e estrategista político dos republicanos Roger Ailes, tinha papel central nas decisões da Casa Branca durante os governos de Nixon e de George H. Bush (o pai).

Sua relação íntima com os mandatários conservadores políticos do país deram frutos anos mais tarde, em 1996, quando ele conseguiu criar a Fox News em parceria com Ruppert Murdoch, que injetou o dinheiro e contratou Ailes como CEO.

A tevê de Ailes já surgiu com um histórico posicionamento político religioso e conservador, alinhado à linha dura da política dos Estados Unidos - é o canal, por exemplo, que mais apoio e cobertura dá ao Tea Party e foi fiel escudeiro de George W. Bush (o filho) na chamada "Guerra ao Terror" após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Através de pesquisas em documentos oficiais em bibliotecas presidenciais do país, o site Gawker revela o perfil de Ailes e sua atuação junto a Nixon e Bush pai. Segundo a publicação, nos anos 1970 Nixon se queixava da forte oposição que sofria dos jornais e da tevê americana, normalmente alinhada aos democratas.

Roger Ailes era uma espécie de "faz tudo" de Nixon e Bush pai: combinava desde qual gravata o presidente usaria em pronunciamentos até estratégias de governo - como, por exemplo, diante de Saddam Hussein às vésperas da primeira Guerra do Golfo. Era também, diz o site, um forte interlocutor dos republicanos junto aos orgãos de imprensa.

Um memorando chamado "Um Plano Para Colocar o GOP (alusão ao Partido Republicano, em inglês) na Tevê de Notícias", descoberto pela equipe do site, indica que Ailes trabalhou como consultor particular para ambos os presidentes republicanos e que apoiou a regulação governamental de anúncios de campanha política na televisão, incluindo limites rígidos de gastos. 

Seus esforços culminaram na criação da Fox News já durante o governo democrata de Bill Clinton.  Cresceu em audiência aos poucos até despontar como grande tribuna do Partido Republicano após 11 de setembro de 2001. Hoje tem a maior audiência televisa do país entre os canais de notícia.

Clique aqui para ver o arquivo completo sobre Roger Ailes e a criação da Fox News do site Gwaker.

registrado em: ,