Você está aqui: Página Inicial / Política / Dilma venceria todos os concorrentes no 2º turno

Política

Eleições 2014

Dilma venceria todos os concorrentes no 2º turno

por Redação — publicado 15/10/2013 21h19, última modificação 15/10/2013 21h42
A menor diferença seria numa disputa contra Marina Silva. A diferença ficaria em 15 pontos percentuais. Contra Campos, seria de 25 pontos

A mais recente rodada da pesquisa Vox Populi/CartaCapital mostra que, num hipotético segundo turno nas eleições presidenciais de 2014, a presidenta Dilma Rousseff venceria com folga qualquer um de seus principais adversários.

A candidatura que apresenta melhor resultado contra a de Dilma Rousseff é a de Marina Silva (PSB). Numa disputa entre as duas, Dilma obteria 46%, contra 31% de Marina. Um em cada seis eleitores (16%) anularia o voto ou votaria em branco neste cenário e 7% se dizem indecisos.

Se o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chegasse ao segundo turno, a vitória de Dilma Rousseff seria mais fácil. A petista seria reeleita com 48% dos votos, contra 23% do socialista. Neste cenário, o número de indecisos seria de 10% e o de votos brancos/nulos, de 19%.

A pesquisa mostra que, hoje, não há para o eleitor diferença relevante entre as candidaturas de José Serra e Aécio Neves, as duas possibilidades de nomes do PSDB para o pleito. Contra Dilma, o senador mineiro teria 27% dos votos no segundo turno, 20 pontos porcentuais a menos que Dilma. O quadro é exatamente igual se o rival de Dilma for Serra. Nesta disputa, ela teria 47%, contra 27% do ex-governador de São Paulo.

A pesquisa Vox Populi/CartaCapital entrevistou 2,2 mil eleitores em 179 municípios entre 11 e 13 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.