Você está aqui: Página Inicial / Política / Dilma perde votos entre eleitores ricos e escolarizados

Política

Vox Populi / CartaCapital

Dilma perde votos entre eleitores ricos e escolarizados

por Redação — publicado 23/02/2014 09h45, última modificação 23/02/2014 12h04
Favorita para a reeleição, a presidenta tem desempenho pior à medida que crescem os níveis de renda e escolaridade
Antonio Cruz / Agência Brasil
dilma mst

Dilma Rousseff recebe representantes do MST

Favorita para se reeleger no primeiro turno, a presidenta Dilma Rousseff perde votos à medida que aumenta a renda familiar e a escolaridade dos eleitores entrevistados na pesquisa Vox Populi / CartaCapital. Realizada entre 13 e 15 de fevereiro, a pesquisa do instituto mostra que a petista é a candidata favorita de 41% dos eleitores.

Entre quem ganha até dois salários mínimos, o índice de intenção de votos chega a 50%. Cai para 36% entre quem ganha de dois até cinco salários e para 31% entre os que ganham mais de cinco salários. Neste último grupo, o candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) registram o seu melhor desempenho, ainda assim abaixo da petista (21% e 7%, respectivamente).

Entre aqueles que estudaram até o ensino fundamental, Dilma é a favorita de 47% dos eleitores. O índice cai para 37% entre os que estudaram até o ensino médio e para 28% entre os que têm ensino superior. Neste grupo, Aécio soma 23%. Como a margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, os candidatos ficam próximos de um empate entre os eleitores mais escolarizados.

O instituto ouviu 2.201 eleitores em 161 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.