Você está aqui: Página Inicial / Política / Celso Amorim é o novo colunista de CartaCapital

Política

Coluna

Celso Amorim é o novo colunista de CartaCapital

por Redação Carta Capital — publicado 28/03/2011 16h40, última modificação 30/03/2011 12h58
Ex-chanceler de Lula escreverá regularmente na edição impressa da revista.
Celso Amorim é o novo colunista de CartaCapital

Ex-chanceler de Lula escreverá regularmente na edição impressa da revista. Da Redação. Foto: Agência Brasil

O ex-ministro das Relações Exteriores do governo Lula, Celso Amorim, terá uma coluna fixa na edição impressa de CartaCapital. Convidado pelo diretor de Redação da revista, Mino Carta, Amorim aceitou prontamente a proposta.

Em novembro passado ele foi apontado pela revista norte-americana “Foreign Policy” como o sexto “pensador global” mais importante do ano. Na lista com 100 nomes, foi destacado por “transformar o Brasil em um ator global”.

Formado em 1965 pelo Instituto Rio Branco, fez pós-graduação em Relações Internacionais na Academia Diplomática de Viena, em 1967. Entre inúmeros outros cargos públicos, Amorim foi ministro das Relações  Exteriores no governo Itamar Franco entre 1993 e 1995.  Depois, no governo Fernando Henrique, assumiu a Chefia da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas e em seguida foi o chefe da missão brasileira na Organização Mundial do Comércio. Em 2001, foi embaixador em Londres.

Convidado por Lula, assumiu o Ministério das Relações Exteriores durante seus dois mandatos e foi o principal formulador da política externa do governo.

registrado em: