Você está aqui: Página Inicial / Política / Lula será homenageado no Dia da África em SP

Política

Igualdade

Lula será homenageado no Dia da África em SP

por Redação — publicado 27/05/2013 16h45, última modificação 27/05/2013 16h48
O ex-presidente foi escolhido pelas políticas executadas para a promoção da igualdade racial no Brasil
Ricardo Stuckert / Instituto Lula
Lula e Boni Yayi

Lula cumprimenta mulheres beninenses ao lado do presidente Boni Yayi

Com informações do Instituto Lula

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, realiza nesta segunda-feira 27, às 16h30, o evento D’África-São Paulo, que celebra o dia da África. Na cerimônia, serão apresentadas as políticas étnicos-raciais projetadas para a capital paulista. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido para ser homenageado durante o evento, "pelas políticas executadas para a promoção da igualdade racial no País nos seus oito anos de governo". Também estarão presentes o prefeito Fernando Haddad (PT) e a reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Nilma Lino Gomes.

Durante a celebração, o secretário Netinho de Paula vai anunciar a criação do grupo de trabalho “Educação das Relações Étnico-raciais”, para elaborar proposta de implementação, acompanhamento e monitoramento da Lei 10.639/2003, que institui o ensino da História da África nas escolas públicas e privadas. Esse grupo será composto pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Governo, além de Igualdade Racial.

O Dia da África foi instituído pela União Africana (antiga Organização da Unidade Africana) ressaltando o momento de sua criação – 25 de Maio de 1963, como forma de celebrar e lembrar o Continente Africano como parte da historia, da memória, e, dos valores civilizatórios mundiais. Esta data reflete o compromisso político dos líderes africanos e destes com instituições internacionais, visando à aceleração do fim da colonização do continente.