Você está aqui: Página Inicial / Política / Cade adia para 2014 processo contra empresas suspeitas de cartel

Política

Trensalão

Cade adia para 2014 processo contra empresas suspeitas de cartel

por Redação — publicado 29/11/2013 11h05, última modificação 29/11/2013 12h41
A justificativa foi o alto volume de documentos apreendidos na operação do dia 4 de julho. O Cade afirmou ainda não ter conseguido analisar todo o material e pediu uma prorrogação de 60 dias
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin

Processo deve acontecer junto às eleições, nas quais Geraldo Alckmin (PSDB) tentará reeleição em São Paulo

O processo contra as empresas suspeitas de cartel nos metrôs paulistas ficará para o ano que vem, juntamente com as eleições para governador e presidente. Segundo informações publicadas nesta sexta-feira 29 no jornal Folha de S. Paulo, o adiamento se fez necessário, porque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não conseguiu finalizar a análise do material apreendido em 13 empresas no último dia 4 de julho.

Segundo o jornal, o material encontrado foi digitalizado e ocupa arquivos de 30 Tbytes, um dos maiores volumes já apreendidos na história do conselho.

A busca teve início no acordo que a Siemens assinou com o Cade em maio. A multinacional alemã, para ter uma punição menor, acusou as empresas de conluio nas licitações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de São Paulo e no metrô do Distrito Federal. Com a divisão, as empresas pretendiam aumentar seus ganhos.

A busca foi feita em gigantes que atuam no mercado global de trens, como Alstom, Bombardier e Mitsui. O Cade não confirmou o número de funcionários envolvidos na análise dos papéis, mas a reportagem da Folha fala em ao menos de dez funcionários.

O prazo original para a abertura do processo era até a última sexta-feira 22. O Cade pediu uma prorrogação de mais 60 dias. Após a análise dos documentos, o processo deverá ser reaberto e as empresas poderão apresentar suas defesas.

registrado em: , , ,