Você está aqui: Página Inicial / Política / Aécio lidera entre eleitores mais escolarizados

Política

Pesquisa Vox Populi / CartaCapital

Aécio lidera entre eleitores mais escolarizados

por Redação — publicado 17/04/2014 08h24, última modificação 17/04/2014 08h27
O senador tucano cresce à medida que aumenta o nível de escolaridade e a renda dos eleitores
Jose Cruz/Agencia Brasil
Aécio Neves

O senador tucano Aécio Neves lidera pesquisa Vox Populi entre eleitores mais escolarizados

A presidenta Dilma Rousseff é a candidata favorita em praticamente todas as regiões e segmentos da sociedade analisados pela mais recente pesquisa Vox Populi / CartaCapital. Menos em um. Entre os eleitores com ensino superior, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) surge como o candidato favorito com 25% dos votos. Dilma tem 22%. Como a margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, os pré-candidatos estão tecnicamente empatados nessa faixa.

Entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental, Dilma soma 49% das intenções de voto, contra 13% de Aécio e 5% do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

Aécio cresce à medida que aumenta o nível de escolaridade e a renda dos eleitores. Entre quem ganha até dois salários mínimos, o tucano é o favorito de 11%, contra 50% da petista. Entre quem ganha entre dois e cinco salários, o tucano salta para 18% (contra 36% de Dilma) e, entre quem ganha mais de cinco salários, para 24% (contra 26% da presidenta).

Terceiro colocado com 8% das intenções de voto, Campos também apresenta melhor desempenho entre os eleitores mais ricos ou escolarizados (chega a 12% entre quem tem ensino superior e ganha mais de cinco salários).

Para esta pesquisa, o instituto ouviu 2.200 eleitores entre os dias 6 e 8 de abril em 161 municípios.