Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Venezuela vive pior apagão desde 2008

Internacional

Eletricidade

Venezuela vive pior apagão desde 2008

por Agência Brasil publicado 04/09/2013 11h02, última modificação 04/09/2013 11h35
Queda de energia elétrica, que ocorreu por volta do meio-dia na terça-feira, atingiu Caracas e mais 12 estados
Juan Barreto / AFP PHOTO
apagão venezuela

Loja é fechada por falta de luz em Caracas

O governo da Venezuela informou que está trabalhando para restabelecer o serviço elétrico no país, após um apagão ocorrido na terça-feira 3 por volta do meio-dia. A imprensa venezuelana classifica a queda de energia, que atingiu Caracas e 12 estados, como o maior desde um incidente ocorrido em 2008.

De acordo com o governo, parte das regiões que ficaram sem energia elétrica teve o serviço restabelecido, mas muitas áreas do país ainda não. A falha ocorreu na Linha 765 do sistema, que transmite 60% da eletricidade consumida no país.

O presidente Nicolás Maduro acusa a oposição de ter “sabotado” o sistema de energia elétrica venezuelano. “Tudo indica que a extrema direita retomou seu plano de um golpe elétrico contra o país”, postou Maduro em sua conta no Twitter. Ao iniciar seu mandato, em abril, Maduro colocou homens do Exército venezuelano para “guardar” as estações de energia elétrica e impedir sabotagens e fraudes.

O acidente afetou o centro-leste do país. Nas redes sociais, usuários reportaram a situação enfrentada pela falta de energia. Em Caracas, a pane no sistema durou pouco mais de uma hora e foi restabelecida aos poucos. Apesar disso, ainda há algumas regiões da capital sem energia elétrica.

O apagão foi comparado a uma falha ocorrida em abril de 2008, resultado de um incêndio na linha de transmissão da Hidrelétrica de Guri, no sudoeste do país.

* Publicado originalmente na Agência Brasil

registrado em: ,