Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Portugal descobre o Brasil, de novo!

Internacional

Transformações

Portugal descobre o Brasil, de novo!

por O Escrevinhador — publicado 27/09/2010 09h51, última modificação 27/09/2010 12h32
Flamarion Maués é quem nos avisa, de Lisboa, que Portugal voltou a descobrir o Brasil. É um Brasil novo, que os brasileiros de São Paulo, Rio e Brasília desconhecem

Flamarion Maués é quem nos avisa – de Lisboa, onde vive agora – que Portugal voltou a descobrir o Brasil. É um Brasil novo, que os brasileiros de São Paulo, Rio e Brasília desconhecem. Flamarion sugere a leitura de ótima reportagem publicada na imprensa portuguesa:

“Envio o link de uma matéria publicada hoje no jornal Público, de Lisboa, um dos mais importantes de Portugal, sobre o Brasil de Lula (http://www.publico.pt/Mundo/brasil-em-aracuai-a-gente-levantou-a-cabeca_1457960?all=1). A matéria, da jornalista Alexandra Lucas Coelho, é a primeira de uma série, e descreve as transformações no país a partir das mudanças em uma pequena cidade (Araçuaí) do Vale do Jequitinhonha, no sertão de Minas Gerais.

É interessante pois mostra como os oito anos dos dois governos de Lula e do PT mudaram a vida das pessoas mais pobres e lhes deram um sentido de dignidade que não havia – e podem trazer mudanças fundamentais a médio prazo. São matérias difíceis de ver na nossa imprensa e que permitem entender porque a Dilma deve vencer no primeiro turno.

Além disso, a mesma edição traz artigos sobre a política externa brasileira e sobre os problemas que o país ainda tem que enfrentar (http://www.publico.pt/Mundo/brasil-reforma-ou-revolucao_1457961).”

*Matéria originalmente publicada no site O Escrevinhador

registrado em: