Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Outras faces do Katrina

Internacional

Literatura

Outras faces do Katrina

por Renato Pompeu — publicado 04/06/2011 10h51, última modificação 04/06/2011 10h51
Zeitoun, do autor americano Dave Eggers, 41 anos, retrata uma família de New Orleans de origem Síria que tem a vida transformada pelo furacão Katrina

Se, ao fim da leitura desse emocionante e informativo livro-reportagem romanceado, Zeitoun, do autor americano Dave Eggers, 41 anos, sobre uma família de New Orleans de origem síria, cuja vida foi transtornada pelo furacão Katrina, e cujo chefe foi preso em um lugar semelhante à lúgubre Guantánamo, por terem as autoridades suspeitado de suas segundas intenções ao organizar a ajuda aos vizinhos em meio àquela catástrofe, o leitor chegar à conclusão de que “isso dá até filme, do tipo do Avatar!”, ele terá razão. O texto já está sendo roteirizado e começou a ser produzido pelo diretor americano Jonathan Demme para um filme de animação, embora pelo fato algo rasteiro de que, no caso, a reprodução em animação do desastre da tradicional cidade americana vai ficar bem mais em conta do que uma reprodução “realista”.

Quanto a Dave Eggers (autor de Os Monstros e O Que É o Quê, publicados no Brasil pela Companhia das Letras), ganhou com esse livro o Prêmio Coragem na Mídia, do Conselho de Relações Islâmico-Americanas. Mais do que a incompetência e a arbitrariedade do governo George W. Bush, o livro retrata o descaso dessa administração com as populações menos prósperas e seu ódio a tudo o que foge aos seus próprios padrões.

ZEITOUN

Dave Eggers
Companhia das Letras,
400 págs., R$ 49

registrado em: