Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Obama arrecada US$ 86 milhões para 2012

Internacional

Apoio

Obama arrecada US$ 86 milhões para 2012

por Redação Carta Capital — publicado 13/07/2011 16h48, última modificação 06/06/2015 18h16
Apesar das críticas ao seu governo, corrida para a reeleição somou doações recordes entre abril e junho, deixando para trás potenciais adversários republicanos
Obama

Obama, recordista de arrecadação a mais de um ano para as eleições. Pablo Martinez Monsivais/AFP

A campanha de Barack Obama para reeleição arrecadou, entre abril e junho deste ano, 86 milhões de dólares - 60 milhões acima da meta. Os valores são maiores que os do republicano Mitt Romney, favorito para enfrentar Obama em 2012, que somou 18,2 milhões no mesmo período.

Segundo dados oficiais da campanha, o presidente dos EUA recebeu doações de mais de 552 mil pessoas. O número representa o maior apoio financeiro nesta fase do processo eleitoral da história política do país e deve surpreender os analistas que apostam que Obama chegará enfraquecido na disputa pela reeleição, diante das fortes críticas dos republicanos a sua administração.

A maior delas é a tentativa de Obama em aprovar a elevação do teto da dívida americana junto ao Congresso, estabelecido em 14,29 trilhões de dólares – valor alcançado em maio. O governo alega que sem esse mecanismo, o país não teria dinheiro para honrar seus compromissos financeiros e seria forçado a entrar em moratória.

Em três anos na presidência, a maior vitória política de Obama foi a aprovação da reforma da saúde em 2010. O projeto, que estende a assistência médica para 32 milhões de americanos sem seguro de saúde, tem custo estimado de 940 milhões de dólares em dez anos.

Porém, alguns estados recorreram à Justiça para impedir a implementação da lei federalm que foi mantida por um tribunal de recursos. No entanto, o caso deve chegar à Suprema Corte dos EUA até 2012, ano da eleição presidencial.

Pequenas contribuições

Mantendo a estratégia de arrecadação da campanha de 2008, 98% das contribuições no segundo quadrimestre desse ano foram de até 250 dólares, com uma média de 69 dólares, segundo a organização.

Os números colocam Obama, que arrecadou um recorde de 745 milhões de dólares em 2008, como o líder de receita para 2012. Das doações de 2011, mais de 47 milhões foram para o fundo Obama for America e cerca de 38 milhões para Comitê Nacional dos Democratas.

registrado em: