Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Italianos protestam a respeito do caso Battisti

Internacional

Cesare Battisti

Italianos protestam a respeito do caso Battisti

por Redação Carta Capital — publicado 04/01/2011 18h26, última modificação 04/01/2011 18h29
Partidos de esquerda, centro e direita se manifestaram sobre a não-extradição do ex-ativista político em frente à embaixada brasileira

Partidos de esquerda, centro e direita se manifestaram sobre a não-extradição de Cesare Battisti em frente à embaixada brasileira

A Praça Navona, onde fica a embaixada brasileira em Roma, foi palco de protestos de militantes de partidos de esquerda, centro e direita nesta terça-feira 4, separadamente, sobre a decisão do ex-presidente Lula de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti. Manifestações também aconteceram em Milão, Florença, Bari, Bolonha e Nápoles.

Estiveram presentes manifestantes contra e a favor da decisão de Lula. O protesto de Roma também contou com a presença de parlamentares e ministros, e foi organizado por Alberto Torregiani, filho do joalheiro Pierluigi, morto em um atentado atribuído a Battisti em 1979.

O presidente Silvio Berlusconi disse que as relações com o Brasil não serão abaladas pela decisão do caso Battisti. O governo italiano protocolou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que não conceda liberdade ao ex-ativista político.