Você está aqui: Página Inicial / Internacional / EUA não têm plano de paz para conflito palestino-israelense

Internacional

Oriente Médio

EUA não têm plano de paz para conflito palestino-israelense

por AFP — publicado 04/11/2014 09h32
O secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniu com o principal negociador palestino, Saëb Erakat, mas não apresentou uma estratégia
Carolyn Kaster / AFP

O secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniu na noite desta segunda-feira 4 com o principal negociador palestino, Saëb Erakat, mas não apresentou um plano de paz para o conflito entre israelenses e palestinos, seis meses após o fracasso das últimas negociações.

"Atualmente não há um projeto de plano de paz", disse a porta-voz do departamento americano de Estado Jennifer Psaki sobre um eventual relançamento do processo de diálogo entre Israel e Palestina liderado por Kerry.

Um dirigente palestino disse no último sábado 1º que Kerry deve propor a seu interlocutor "soluções intermediárias" para o conflito, no momento em que os Estados Unidos buscam dissuadir os palestinos de exigir na ONU o fim da ocupação israelense em seus territórios.

"Temos, evidentemente, toda uma série de conversas com eles (israelenses e palestinos), mas não há qualquer projeto para apresentar um plano de paz", disse Psaki.

Kerry, que liderou entre julho de 2013 e abril passado o processo de paz, insiste no "imperativo" de relançar o diálogo entre os dois lados.

Kerry e Erakat discutirão ainda as "tensões" em Jerusalém Oriental e a "situação" na Faixa de Gaza, destacou o Departamento de Estado.

Leia mais em AFP Móvel