tamanho da fonte minímo médio máximo

Internacional

Blog A Devida Comédia

País basco

06.09.2010 16:38

ETA declara cessar-fogo na luta pela independência

Através de um vídeo enviado à BBC, a ETA declarou hoje um cessar-fogo, garantido que abandona as acções armadas na sua campanha pela independência do País basco. A ideia é, agora, pôr em marcha “um processo democrático”. Para além de eventuais associações ao processo de paz irlandês, note-se o simbolismo do exclusivo ser divulgado pela BBC: a instituição jornalística sempre optou pela expressão «grupo separatista basco» para identificar a ETA ao invés de “grupo terrorista”.

Se este é um adeus definitivo às armas, em Espanha ainda poucos acreditam. Mas quem alguma vez mergulhou a fundo na realidade social e política do País Basco talvez tenha direito a outra opinião. Esta é, como muitos já escreveram, uma guerra de décadas, com trincheiras várias. E quando uma porta assim se abre, é melhor não a fecharmos com palavras velhas.

Aqui ficam alguns excertos da declaração da ETA. E que cada um tire as suas próprias conclusões:

A Euskadi Ta Askatasuna, organização revolucionária socialista basca para a libertação nacional, quer dar a saber ao Povo Basco a sua decisão e reflexão através desta declaração.

Passou já meio século desde que a ETA mobilizou os cidadãos para fazer face à estratégia selvagem de negação e aniquilação do Povo Basco e, com as armas na mão, empenhar-se na luta pela liberdade. Desde então, centenas de homens e mulheres deram a esta organização os seus sonhos e paixão, o melhor de si próprios. Cidadãos comuns que, geração atrás de geração, se uniram, com diferentes origens, por um mesmo objectivo: o País Basco e a liberdade.

A luta pela liberdade do Povo Basco guiou sempre a actuação da ETA e, apesar de todas as dificuldades, seguimos com essa responsabilidade. Com humildade, mas também com determinação, com a ambição de vencer. O Povo Basco merece-o.

Um dos propósitos da ETA foi abrir novos cenários na luta pela libertação do Povo Basco. Assim, a ETA tem várias propostas de iniciativas de colaboração, assim como propostas para resolver o conflito de forma democrática. (…) Porque acreditamos que a construção de Euskal Herria pressupõe um trabalho colectivo que está acima dos interesses particulares.

Nestes últimos tempos, o País Basco encontra-se num momento importante, numa encruzilhada. A luta de anos cultivou novas condições políticas. Esgotado o marco autonómico, chegou a hora para o Povo Basco levar a cabo as trocas políticas, chegou o momento de construir o marco democrático, seguindo o desejo da maioria dos cidadãos bascos.
(…)
A ETA reafirma o seu compromisso por uma solução democrática para que, através do diálogo e da negociação, nós, cidadãos bascos, possamos decidir o nosso futuro de forma livre e democrática. Se o Governo de Espanha tiver essa vontade, a ETA está disposta, hoje como antes, para acordar nos mínimos democráticos necessários para lançar o processo democrático.

A ETA anuncia que há alguns meses já tomou a decisão de não levar a cabo mais acções armadas ofensivas.

A ETA reitera o chamamento a agir com responsabilidade a todos os agentes políticos, sociais e sindicais bascos. Para chegar a um cenário de processo democrático é imprescindível dar passos firmes como povo. Porque quando os direitos do Povo Basco forem reconhecidos e garantidos abrir-se-á a porta da verdadeira solução do conflito.

Enviar para um amigo Enviar para um amigo Imprimir: Compartilhar:
Mais...

Sua opinião

Deixe um comentário

 máximo de caracteres

8fev

Política dos EUA: O momento ao sol de Santorum

Vitórias do pré-candidato fundamentalista cristão em três prévias são uma surpresa, mas ele é o último republicano na lista “qualquer um menos Mitt Romney”, analisa Economist Intelligence Unit

8fev

Polícia realiza ofensiva contra gangues

Autoridades, que responsabilizaram gangues pelos distúrbios do ano passado, já prenderam 121 pessoas

8fev

Sem-tetos poloneses sobrevivem em dutos subterrâneos

Graças a uma rede de dutos de aquecimento municipal, eles conseguem se manter aquecidos no subsolo

8fev

Obama ‘é um fascista por necessidade’, diz Fidel Castro

Em vídeo, líder cubano diz que Israel “faz o que tem vontade” porque conta com um arsenal nuclear