Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Canadá espionou o Brasil, diz documento

Internacional

Espionagem

Canadá espionou o Brasil, diz documento

por Redação — publicado 07/10/2013 06h12, última modificação 07/10/2013 06h12
Segundo reportagem do Fantástico, telefonemas e emails do Ministério de Minas e Energia foram o alvo

Telefonemas e emails do Ministério de Minas e Energia do Brasil teriam sido espionados pela Agência Canadense de Segurança de Comunicação (CSEC, sigla em inglês), segundo um documento exibido no domingo 6 pelo programa Fantástico, da Rede Globo.

O ministério aparece como exemplo do uso de uma ferramenta da CSEC, durante uma apresentação de um encontro de analistas de espionagem de EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, em junho de 2012. O documento foi revelado pelo ex-técnico da NSA (Agência de Segurança Nacional) Edward Snowden.

O programa Olympia, segundo o Fantástico, foi usado pelo Canadá para ter acesso a ligações telefônicas e comunicações por computador do ministério. O país não teria conseguido acessar o conteúdo das comunicações, mas obteve os metadados - os registros sobre a comunicação. .

Segundo a reportagem, foram rastreadas ligações do ministério com a Organização Latino-americana de Energia, além de trocas de emails com países do Oriente Médio, da África do Sul e Canadá.

registrado em: , ,