Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Autora de biografia de brasileiro vai representar EUA na ONU

Internacional

Diplomacia

Autora de biografia de brasileiro vai representar EUA na ONU

por Redação — publicado 06/06/2013 08h51, última modificação 13/06/2013 12h09
Jornalista Samantha Power, que escreveu livro sobre Sérgio Vieira de Mello, substituirá Susan Rice, indicada para o Conselho de Segurança Nacional
Saul LOEB/ AFP PHOTO
obama e samantha power e rice

Obama anuncia mudanças ao lado de Samantha Power (E), Susan Rice e Tom Donilon

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez mudanças em dois postos-chave de sua política externa e nomeou duas mulheres para cargos de relevância. A ex-embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU) Susan Rice, 48 anos, chefiará o Conselho de Segurança Nacional, em substituição a Tom Donlilon, que deixa o governo no segundo mandato. Rice será substituída na ONU por Samantha Power, 42 anos, jornalista e professora de Harvard, especialista em intervenção humanitária.

Conhecida por ser uma das principais defensoras do papel global dos EUA como intervencionista para impedir violações de direitos humanos, Power é autora de O Homem que Queria Salvar o Mundo, biografia do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, enviado especial da ONU ao Iraque morto em atentado no ano de 2003.

O nome de Power deve ser ainda submetido à apreciação dos parlamentares. Já a indicação de Rice, cujo nome foi vetado pelos republicanos para o Departamento de Estado, não exige confirmação do Senado. Em 2012, políticos como o republicano John Mccain, disseram que Rice mentiu sobre o ataque ao Consulado dos Estados Unidos em Benghazi (Líbia), no qual morreram o embaixador norte-americano Chris Stevens e de três funcionários.

"Como nossa embaixadora nas Nações Unidas, Susan [Rice] tem sido uma defensora incansável na promoção dos nossos interesses", disse Obama. “É apaixonada e pragmática, uma feroz defensora da justiça e da dignidade humana”, acrescentou.

Tanto Power como Rice são próximas de Obama e trabalharam na campanha de 2008 ao lado do presidente.

*Com informações da Agência Brasil