Você está aqui: Página Inicial / Internacional / Argentina vai entregar ao Brasil documentos sobre crimes da ditadura

Internacional

América Latina

Argentina vai entregar ao Brasil documentos sobre crimes da ditadura

por AFP — publicado 27/05/2013 18h38, última modificação 27/05/2013 18h51
Arquivos sobre violações de direitos humanos de cidadãos brasileiros na ditadura argentina serão enviados à Comissão da Verdade
Alfredo Rizzutti/Estadão Conteudo

BUENOS AIRES (AFP) - A secretaria de Direitos Humanos da Argentina se dispôs nesta segunda-feira 27 a entregar à Comissão Nacional da Verdade do Brasil documentos sobre violações dos direitos humanos contra cidadãos brasileiros durante a ditadura argentina (1976/83). A informação foi publicada pelo governo vizinho na internet.

A disposição tornou-se efetiva após sua publicação no Boletim (Diário) Oficial.

Ao mesmo tempo, a resolução solicita à comissão brasileira a entrega da documentação disponível sobre eventuais delitos contra a humanidade sofridos por argentinos no país no âmbito do Plano Condor, projeto de coordenação repressiva entre as ditaduras do Cone Sul nos anos 1970.

A Comissão Nacional da Verdade brasileira deverá emitir um relatório sobre as violações dos direitos humanos durante o regime militar no Brasil (1964-1985), como resultado de sua criação por uma lei sancionada em novembro de 2011.

A resolução argentina leva a assinatura do secretário de Direitos Humanos Martín Fresneda, que disse se basear em que "a política de direitos humanos é uma política substantiva" do Mercosul. "A busca de memória, verdade, justiça e reparação é uma atividade permanente, especialmente referida às ditaduras que assolaram a região com sua sequência maciça de vítimas", disse Fresneda.

Leia mais em AFP Movel.

registrado em: , ,