Você está aqui: Página Inicial / Destaques CartaCapital / Admirável mundo

Destaques CartaCapital

Newsletter

Admirável mundo

por Felipe Marra Mendonça publicado 28/09/2012 12h14, última modificação 28/09/2012 12h14
Como o avanço tecnológico vai influenciar a vida e o consumo
Tecnologia

Óculos e lentes que exibem informações em tempo real, a chamada realidade aumentada, devem se sofisticar. Foto: David Paul Morris / Getty Images

O mundo prometido para além do ano 2000 traria robôs que fariam todas as tarefas domésticas, carros voadores, residências nas alturas, computadores implantados no corpo ou verdadeiros corpos biô­nicos. Esse mundo não chegou de forma completa. Temos robôs simples que aspiram pó, os carros voadores estão em teste, os computadores sob a pele ainda não chegaram e os avanços de Oscar Pistorius na Olimpíada mostram que as próteses melhoraram muito, mas não temos ainda humanos biônicos.

Isso demonstra que a evolução da tecnologia é muito mais gradual do que revolucionária, como explicam os especialistas ouvidos por CartaCapital na tentativa de projetar os avanços dos próximos 18 anos em oito setores diferentes.
Comunicações

As comunicações foram radicalmente alteradas pela popularização da internet em meados dos anos 1990. Cartas foram gradualmente substituídas por e-mails, fotos agora são trocadas em arquivos digitais e não mais impressas, ligações de voz podem ser feitas por meio de aplicativos como o Skype ou o Google Voice, e em alguns casos extremos as redes sociais chegam a substituir o contato humano.
*Leia matéria completa na Edição 717 de CartaCapital, já nas bancas