Você está aqui: Página Inicial / Cultura / O dono da voz

Cultura

Música

O dono da voz

por Filipe Azevedo — publicado 23/07/2011 20h00, última modificação 24/07/2011 09h32
O cantor norte-americano Bobby McFerrin, mais conhecido no Brasil pelo hit Don’t Worry, Be Happy, se apresenta no Rio de Janeiro e São Paulo em julho. Por Filipe Azevedo
O dono da voz

O cantor norte-americano Bobby McFerrin, mais conhecido no Brasil pelo hit Don’t Worry, Be Happy, se apresenta no Rio de Janeiro e São Paulo em julho. Por Filipe Azevedo

Bobby McFerrin

26 e 30 de julho, Theatro Municipal do Rio de Janeiro
28 de julho, Via Funchal, São Paulo

O cantor norte-americano Bobby McFerrin é um artista excepcional não apenas por seu notável alcance vocal (quatro oitavas) ou por sua capacidade de simular instrumentos musicais e multiplicar-se em gravações e apresentações ao vivo. O que o torna um fora de série é justamente a forma que encontrou de explorar as habilidades desenvolvidas, usando como instrumentos sua voz e o seu corpo.

Mais conhecido no Brasil pelo hit Don’t Worry, Be Happy, McFerrin possui público cativo em diversos locais do mundo e chega ao Brasil após apresentações nos Estados Unidos e em países da Europa como Polônia, Portugal, Dinamarca, França e Alemanha. Dono de dez prêmios Grammy e de uma discografia que chegou no ano passado aos 16 álbuns, o cantor notabilizou-se nas décadas de 1980 e 1990 em registros como The Voice (1984), Play (1991) e Hush (1992), nos quais criou, sozinho ou em parceria com grandes instrumentistas como - Yo-Yo- Ma e Chick Corea, diferentes ambientes musicais que transitam entre o jazz, o clássico, o pop, o R&B e o gospel.

Nas apresentações no Rio e em São Paulo, a exemplo de outro mestre do improviso que esteve no País recentemente, o pianista Keith Jarrett, Bobby McFerrin não terá um programa definido a executar, reservando para o público presente em cada ocasião um evento único, um “mergulho ao fundo da alma”, como costuma definir sua maneira de fazer música. Os três concertos são parte da quinta edição da Série Jazz All Nights, que trará ao Brasil, até o fim do ano, atrações como Branford Marsalis, Esperanza Spalding e Candy Dulfer.