Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Mostra traz filmes inspirados na literatura brasileira

Cultura

Cinema

Mostra traz filmes inspirados na literatura brasileira

por Redação — publicado 19/08/2013 08h39, última modificação 19/08/2013 09h25
Festival do Ponto Cine, na zona norte do Rio, terá exibições seguidas de debates e homenageará Nelson Pereira dos Santos
Divulgação
a hora da estrela

Cena de "A Hora da Estrela", que tem Marcélia Cartaxo e José Dumont no elenco

Entre os dias 19 e 23 de agosto, o Ponto Cine, em Guadalupe, na zona norte do Rio de Janeiro, promove a Mostra Cine Literário, que traz filmes nacional inspirados na literatura brasileira. O festival, que é gratuito, tem por objetivo estimular o acesso à leitura por meio do cinema.

Além de homenageado, o diretor Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas) é um dos convidados ao lado dos cineastas como Ricardo Calil e Renato Terra (Uma Noite em 67), Rosane Svartman (Desenrola), Suzana Amaral (A Hora da Estrela), André Alves Pinto e César Rodrigues (Uma Professora Muito Maluquinha), Flavio Tambellini (Malu de Bicicleta), Katia Lund (Cidade de Deus) e José Joffily (Achados e Perdidos).

Ao todo, serão exibidos dez filmes nacionais baseados em livros da literatura brasileira, em duas sessões diárias seguidas de debates com os diretores e escritores das obras que deram origem aos filmes.

As sessões do festival ocorrem às 9h e às 14h.

O Ponto Cine fica localizado na Estrada do Camboatá, 2.300, no bairro de Guadalupe.