Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Morre o escritor Gabriel García Márquez

Cultura

Obituário

Morre o escritor Gabriel García Márquez

por Redação — publicado 17/04/2014 17h22, última modificação 17/04/2014 17h33
O autor de "Cem Anos de Solidão" e "O Amor nos Tempos de Cólera" tinha 87 anos e sofria de um câncer que atingiu pulmão, gânglios e fígado
IVAN GARCIA / AFP
Gabriel García Márquez

Gabo ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 1982

O escritor colombiano Gabriel García Márquez morreu na tarde desta quinta-feira 17, aos 87 anos, no México. O Nobel de Literatura havia sido internado no fim de março em função de uma pneumonia. Apesar de ter recebido alta hospitalar na última terça-feira 8, médicos disseram que sua saúde era muito frágil, segundo informações do jornal espanhol El País.

Desde que saiu do hospital, o autor de Cem Anos de Solidão estava em sua casa, na Cidade do México. Mas, de acordo com o diário mexicano El Universal, Gabo, como é conhecido, estava com um câncer que atingiu pulmão, gânglios e fígado. Em 1999, o escritor já havia conseguido superar um câncer linfático.

Ganhador do Prêmio Nobel em 1982, García Márquez é um dos escritores mais populares de língua espanhola desde Miguel de Cervantes, que viveu no século 17. O livro Cem Anos de Solidão, por exemplo, vendeu em torno de 50 milhões de cópias e foi traduzido para mais de 25 línguas.

Além disso, Gabo era autor de O Amor nos Tempos do Cólera, Crônica de uma Morte Anunciada, O Outono do Patriarca, O General em seu Labirinto, Do Amor e Outros Demônios, Memória de Minhas Putas Tristes.