Cultura

Cinema

Filme brasileiro 'O Som ao Redor' está fora da disputa do Oscar

por Agência Brasil publicado 21/12/2013 11h02, última modificação 21/12/2013 11h06
O longa de Kleber Mendonça Filho havia sido indicado pelo Ministério da Cultura para o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro
O Som ao Redor

Cena do filme O Som ao Redor

Marcelo Brandão*

Brasília – O filme brasileiro O Som ao Redor ficou fora da disputa pelo Oscar de 2014. Na lista divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, o filme do cineasta Kleber Mendonça Filho não figura entre os nove que continuam na corrida pelo prêmio na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

O longa-metragem foi escolhido pelo Ministério da Cultura para concorrer a uma indicação ao Oscar 2014.

O Som ao Redor é o primeiro longa-metragem do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que dirigiu vários curtas. O filme foi incluído na lista dos dez melhores de 2012 do crítico A. O. Scott, do jornal americano The New York Times e recebeu prêmios em festivais de cinema de mais de 70 países.

O filme narra a reviravolta que ocorre em uma rua de um bairro classe média da zona sul do Recife depois da chegada de uma milícia, que oferece segurança aos moradores. A personagem Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. O longa é uma reflexão sobre história, violência e barulho.

Os filmes que seguem na disputa são The Broken Circle Breakdown (Bélgica)An Episode in the Life of an Iron Picker (Bósnia e Herzegovina); The Missing Picture (Camboja); The Hunt (Dinamarca); Two Lives (Alemanha);The Grandmaster (Hong Kong); The Notebook (Hungria); The Great Beauty (Itália) e Omar (Palestina). A lista final dos indicados terá apenas cinco filmes e será anunciada no dia 16 de janeiro.