Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Clint Eastwood redescobre a Broadway em 'Jersey Boys'

Cultura

Cinema

Clint Eastwood redescobre a Broadway em 'Jersey Boys'

por AFP — publicado 28/06/2014 05h17, última modificação 28/06/2014 05h28
Diretor de 'Menina de Ouro' adapta bem-sucedido musical sobre o grupo The Four Seasons, famosos por 'Sherry' e 'Can't Take my Eyes Off You'
Divulgação
jersey-boys-clint-eastwood.jpg

Lloyd Young, Erich Bergen, V. Piazza e Michael Lomenda em cena do longa

O diretor Clint Eastwood revela em Jersey Boys: Em Busca da Fama a excepcional história do grupo de pop-rock The Four Seasons, que na década de 1960 triunfou com canções famosas, mas que foi afetado por rivalidades internas e pelas amizades duvidosas de seus integrantes.

Com um roteiro de Rick Elice e Marshall Brickman -- coautor dos primeiros filmes de Woody Allen --, Eastwood segue ao pé da letra a construção dramática do famoso espetáculo musical da Broadway e cria um título no qual as canções são onipresentes, mas bem distante de longas ao estilo Os Miseráveis.

"Acredito que toda a carreira de Clint Eastwood leva a este filme", afirma John Lloyd Young, que interpreta o vocalista Frankie Valli. "Clint é um fã e um músico de jazz, compôs a música de alguns de seus filmes, conhece música. Se você analisar a carreira dele, verá sinais no caminho que anunciavam que, quando este espetáculo existisse, ele estaria perfeitamente capacitado para adaptá-lo."

O ator Erich Bergen, que interpreta Bob Gaudio, destaca que os conflitos entre os ex-integrantes do Jersey Boys não acabaram. Em meados da década de 1950, Frankie Valli e Tommy DeVito, dois ítalo-americanos de Nova Jersey, se uniram na primeira formação da dupla.

Apesar da voz em falsete de Frankie ter proporcionado um pouco de fama, foi apenas com a chegada, na década de 1960, de Nick Massi e Bob Gaudio - compositor de todos os sucessos do grupo - que The Four Seasons decolou para a fama mundial.

Sherry, Big Girls Don't Cry, Walk Like a Man, Rag Doll, Save it for Me e Can't Take My Eyes Off You foram sucessos em todo o mundo e estão entre as canções mais regravadas da história.

Mas a inveja, os conflitos de interesse, as duvidosas relações de Tommy -- cercado pela máfia -- e a má administração da fortuna do grupo provocaram o fim da banda.

 

"Não é uma história do passado", justifica Bergen. "No dia da exibição do filme em Las Vegas, os membros originais do Four Seasons estiveram ao nosso lado e Frankie não dirigiu a palavra a Tommy. Esta história ainda não acabou."

Três dos quatro atores do filme participaram na produção do musical em Las Vegas. O último a chegar, Vincent Piazza (Tommy DeVito), conhecido pela série de TV Boardwalk Empire, nunca havia cantado ou dançado, mas conseguiu superar o desafio.

"Tommy não era o mais assíduo do grupo porque tinha uma vida paralela. Portanto, se ele estava um pouco desconcentrado, tinha uma desculpa porque era justamente o tipo de cara que errava um passo, que poderia estar distraído, jogando em um cassino ou com mulheres", disse.

Michael Lomenda, que interpretou Nick Massi "mais de 1.200 vezes", viveu o filme como uma "experiência totalmente nova, porque é necessário saber quem você é e desenvolver a própria identidade".

Fiel a seu estilo, Eastwood terminou as filmagens antes do tempo previsto e respeitou o orçamento estabelecido, limitando-se a uma ou duas tomadas por cena e confiando totalmente nos atores. "Ele está em um ponto na carreira no qual faz o que quer", reconheceu Erich Bergen. "Há poucas pessoas que teriam conseguido fazer Jersey Boys como ele fez, sem estrelas do cinema, sem transformar a peça em um musical caro".