Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Livro traz coletânea de cartunista alemã feminista

Cultura

Cultura

Livro traz coletânea de cartunista alemã feminista

por Redação — publicado 07/08/2014 16h52, última modificação 08/08/2014 05h30
Trabalhos de Franziska Becker são publicados pela primeira vez no Brasil. As charges, caricaturas e quadrinhos da autora formam uma crônica da vida cotidiana
Franziska Becker
Franziska Becker

Tirinha de Franziska Becker

O afiado olhar feminista sobre a vida privada, consumo, moda, dinheiro, relacionamentos, política e religião são a impressão da obra da cartunista alemã Franziska Becker. A coletânea Último aviso forma uma crônica contemporânea e bem-humorada da vida cotidiana, protagonizada na maior parte das vezes por mulheres.

"Talvez as mulheres, por serem mais marginalizadas, sejam capazes de observar os absurdos sociais e políticos de uma forma mais afiada", diz a autora de 64 anos, que tem sua obra publicada pela primeira vez no Brasil. A partir da década de 70, com a criação de charges, caricaturas e histórias em quadrinhos Franziska Becker se tornou formadora de um olhar forte, irônico e anarquista. O humor de seu trabalho se apresenta por vezes de maneira maldosa, por vezes de forma amorosa.

A publicação de 128 páginas tem preço sugerido de R$ 49 e faz parte de uma série de quadrinhos a serem lançados pela Boitempo com o selo "Barricada", com a publicação de três títulos de peso ao longo do segundo semestre de 2014. Barricada trará histórias em quadrinhos nacionais e internacionais garimpadas por um conselho editorial que conta com especialistas como Luiz Gê, Rafael Campos Rocha e Gilberto Maringoni, entre outros. Como o próprio nome sugere, o selo deve apresentar títulos libertários e "de resistência" que se destacam inovando o cenário independente de quadrinhos.

 

 

Cartoon de Franziska Becker

registrado em: ,