Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Bravo! / Os seres inclassificáveis e maravilhosos de Tim Burton

Cultura

Exposição

Os seres inclassificáveis e maravilhosos de Tim Burton

por Ana Ferraz publicado 04/02/2016 05h02, última modificação 15/02/2016 12h56
Cineasta é tema de exposição com 500 itens que começou pelo Museu de Arte Moderna de Nova York em 2009
Tim-Burton

A exposição "O mundo de Tim Burton" chega ao Museu da Imagem e do Som com 500 itens para os fãs

Entediado com a pacata vida num subúrbio californiano, o adolescente Thimothy Walter Burton passava os dias entre antigos filmes de terror com Vincent Price, visitas ao cemitério e a desenhar monstrengos.

Introvertido, esquisitão, poucos amigos, recorria a papel e lápis para materializar um mundo interior povoado por seres inclassificáveis. Eram os primórdios de um estilo que se tornaria único, um universo sombrio demais para os padrões Disney, onde Tim Burton fez estágio como animador, após se formar pelo California Institute of the Arts. Logo percebeu que no reino de Mickey não poderia dar vazão a seus projetos.

Após o sucesso de Os Fantasmas se Divertem (1988) ganhou autonomia para abrir as comportas para seus personagens de bom coração escondidos atrás de rostos macilentos e jeito neurótico.

O mundo de Tim Burton. Museu da Imagem e do Som. De 4 de fevereiro a 15 de maio.

Na fantasia Edward Mãos de Tesoura (1990), um dos muitos filmes com Johnny Depp, o estranho de aparência perigosa não passa de um jovem talentoso sedento de afeto. Na animação A Noiva Cadáver (2005), o mundo subterrâneo oferece mais cor e diversão que aquele dos vivos.

Depois de viajar por diversos países a partir da montagem pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2009, chega ao Museu da Imagem e do Som a exposição O Mundo de Tim Burton.

Vai ocupar três espaços e encher os olhos dos fãs com 500 itens, entre pinturas, esboços, desenhos, storyboards, bonecos de personagens, curtas do início da carreira nunca lançados e objetos de arte do diretor. A curadoria é de Jenny He, em colaboração com a Tim Burton Productions.