Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Bravo! / O samba da resistência

Cultura

Livro

O samba da resistência

por Rosane Pavam publicado 12/02/2016 16h58, última modificação 15/02/2016 12h59
'Do Valongo à Favela: Imaginário e Periferia' mapeia a história na região da Praça Mauá e não deixa o samba morrer
MP/Portfolio/Leemage/AFP
José-dos-Reis-Carvalho

A luta pela sobrevivência por José dos Reis Carvalho

Da casa de Hilário Jovino Batista ao pé do Morro da Conceição, naquele Rio de 1893, partiu o primeiro rancho carnavalesco, o Rei de Ouro, expansão da musicalidade afro-brasileira para além dos terreiros.

Aquele seria o movimento decisivo, origem de uma geração de sambistas, de Donga a João da Baiana, de Sinhô a Pixinguinha, frequentadores de uma Praça Onze, que, destruída em 1942, um dia se viu transformada em epicentro carnavalesco do Brasil.

O samba carioca nascera dos descendentes daqueles negros anteriormente caçados como malandros fujões. E se erguera sobre favelas onde os pobres lutaram contra o poder higienista que desejava excluí-los da visão exuberante e do convívio da cidade.

Do Valongo à Favela: Imaginário e Periferia. Clarissa Diniz e Rafael Cardoso (org.). Museu de Arte do Rio e Odeon Instituto, 224 págs., preço não definido. Informações pelo site a partir de março.

Do Valongo à Favela: Imaginário e Periferia é o catálogo da exposição homônima que se deu no Museu de Arte do Rio, o Mar, entre 2014 e 2015, com o intuito de mapear as transformações históricas e sociais da região da Praça Mauá, onde o museu está localizado.

Pelas páginas bem ilustradas, é possível detectar essa geografia da fome, do perigo e da resistência musical por meio do samba. Foram duas centenas de itens expostos, entre eles vinte fotografias de Augusto Malta que ilustraram a miserável rotina em regiões como a Saúde e a Prainha.

E as gravuras de Frederico Guilherme Briggs, Johann Moritz Rugendas, Jean-Baptiste Debret ou José dos Reis Carvalho (foto) encenaram a luta pela sobrevivência por meio da dança e da música.

registrado em: , , , ,