Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Bravo! / Em nome da civilidade

Cultura

Livro

Em nome da civilidade

por Ana Ferraz publicado 10/06/2016 01h41
O jornalista Leonardo Sakamoto lança livro "O que aprendi sendo xingado na internet"
Sakamoto

Os protestos terminam, a vida continua

Todos os dias, Leonardo Sakamoto escreve sobre direitos humanos em seu blog publicado no portal UOL. A lida com os internautas de mentalidades e reações as mais díspares possíveis deu ao jornalista e doutor em ciência política estofo e agilidade para conviver de forma produtiva, pacífica e elegante com tipos capazes de lhe dirigir insultos impublicáveis, persegui-lo ou ameaçá-lo fisicamente em locais públicos.

Entre as muitas lições do convívio proporcionado por suas ideias e a (in)capacidade de compreensão de muitos leitores está a prudência de se manter a uma distância segura de determinados personagens, “pelos perdigotos, pela integridade física”. 

O Que Aprendi Sendo Xingado pela Internet, que o autor lança segunda-feira 6 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, é um guia de sobrevivência nas redes sociais. Ensina a não cair em armadilhas, a distinguir opinião de discurso de ódio, a escapar de sofismas e falácias.

O Que Aprendi Sendo Xingado na Internet. Leonardo Sakamoto - Leya.160 págs., 29,90 reais

Disseca o pensamento binário capaz de em nome de uma falsa lógica emaranhar o raciocínio e toldar o discernimento. Alerta para o risco de ser engolfado por verdades habilmente construídas e acima de tudo prega a tolerância, em especial em tempos de embates sulfurosos.

“Manter um mínimo de civilidade é importante. Até porque a vida continua depois que protestos, eleições, impeachments ou golpes acabam.”