Você está aqui: Página Inicial / Cultura / Bravo! / Conhecimento cauteloso

Cultura

Cinema

Conhecimento cauteloso

por Orlando Margarido — publicado 24/05/2016 05h00
A infância de Amós Oz no filme de Natalie Portman e a viagem mística de "Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil"
Ran Mendelson
Amir

Amir Tessler interpreta o filho de Fania (Natalie Portman)

Natalie Portman está longe de ser uma neófita no universo que escolheu em sua estreia como realizadora. Em De Amor e Trevas, a atriz toma nada menos que as memórias publicadas de Amós Oz, o principal escritor israelense atual. Sua confiança vem de berço. Ela nasceu em Israel e mudou-se com a família ainda pequena para os Estados Unidos. Interessa-se pela cultura judaica e o conflito com os palestinos. Ela mesma interpreta a mãe problemática do autor, em infância marcada pelas transformações do pós-Guerra, quando o povo israelense ainda se assentava na região.

Fania é dona de casa tolhida em sua arte e sonhos, com um marido desinteressado dela e frustrada nas expectativas. Resta-lhe conversar com o filho de igual para igual, certa de sua sensibilidade para entendê-la. O menino (Amir Tessler, na foto) assiste ao definhar da mãe, e por seu olhar também acompanhamos o fundo temático político. Tudo com distância um tanto reverente, sem emoções destemperadas, e esse tratamento morno deixa uma sensação de que o filme poderia ter rendido mais.

De amor e Trevas. Natalie Portman

 

 

Dor de cotovelo

Marina Abramovic - Espaço Além © Marco Anelli (3) (1).jpg
A imersão de Abramović (Foto: Marco Anelli)

Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil pode resultar surpreendente. A artista sérvia (na foto) transita pela linguagem por vezes peculiar e hermética das performances. Contudo, no caso do filme de Marco Del Fiol, com estreia na quinta 19, as performances servem a uma experiência pessoal da protagonista, que a partir de 2012 empreendeu uma viagem mística pelo País. No início do documentário, Abramović visita no estado de Goiás o médium João de Deus, em busca de curar uma decepção amorosa dolorida.

Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil. Hou Hsiao-Hsien 

O espírita opera quem o procura de forma nada convencional, e o filme documental mostra em detalhes algumas das suas intervenções a seco, por assim dizer, sem anestesia ou cuidados mínimos da medicina tradicional. Mas o problema da artista não é físico, e sim emocional. Eis por que ela prossegue em outras tentativas. Prova o chá de ayuasca, uma pajelança e o benzimento. Busca a força dos cristais em Minas Gerais. E expõe-se, destituída do invólucro da arte, com o atributo cativante do humor.