Você está aqui: Página Inicial / Cultura / ONG promove mostra de direitos humanos no Rio

Cultura

Festival de cinema

ONG promove mostra de direitos humanos no Rio

por Redação — publicado 27/09/2013 03h21, última modificação 27/09/2013 11h13
Anistia Internacional traz exibição de filmes e debates com diretores e jornalistas, como Glenn Greeenwald, do jornal 'The Guardian'
Reprodução
guerras sujas

Cena do filme 'Guerras Sujas', de Rick Rowley

Em parceria com o Festival do Rio, a Anistia Internacional Brasil promove a mostra “Cinema e Direitos Humanos”, entre os dias 27 de setembro e 10 de outubro, na qual serão exibidos 25 documentários relacionados à temática.

Dentre os temas abordados nos filmes selecionados estão a seleção apresenta filmes sobre assuntos tão diferentes quanto a perseguição a homossexuais na Uganda, a situação das crianças órfãs no Iraque, o preconceito contra ciganos na Europa e a repressão a movimentos sociais.

Além da exibição dos filmes, a mostra terá debates com diretores, especialistas em diferentes temas e jornalistas, como o americano Glenn Greeenwald, do jornal The Guardian, que publicou as denúncias de Edward Snowden sobre a espionagem do governo dos Estados Unidos. O jornalista, que é americano e vive no Rio de Janeiro, participará de debate no sábado 28 com Jeremy Scahill, autor do livro que origem ao documentário Guerras Sujas.

Presente em mais de 150 países e territórios, a Anistia Internacional conta com 3 milhões de membros e apoiadores ativistas. A organização, que atua por meio de pesquisas, relatórios e campanhas de mobilização da opinião pública, abriu em 2001 um escritório no Rio de Janeiro.