Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Parlatório / Vaccari pede afastamento do PT

Política

Operação Lava Jato

Vaccari pede afastamento do PT

por Redação — publicado 15/04/2015 22h36
Em nota, PT reafirma confiança na inocência do tesoureiro e diz que sua prisão pela PF é "injustificada"
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
João Vaccari Neto

Vaccari durante depoimento na CPI da Petrobras: tesoureiro deixa o PT

O PT anunciou nesta quarta-feira 15 o afastamento de João Vaccari Neto da Secretaria de Finanças do partido, horas após sua prisão pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo quatro delatores das investigações na Petrobras – Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e Eduardo Leite – Vaccari seria o responsável por intermediar o recebimento dos valores oriundos das fraudes nas licitações e destinados ao PT.

Confira a íntegra da nota do PT:

O Partido dos Trabalhadores manifesta-se a respeito da desnecessária detenção, na data de hoje, do Secretário de Finanças e Planejamento, João Vaccari Neto, nos seguintes termos:

1 – A detenção de João Vaccari Neto é injustificada visto que, desde o início das investigações, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento que lhe fosse solicitado. Convocado, prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal de São Paulo, em 5 de fevereiro desse ano. Além disso, na CPI da Petrobras, respondeu a todas as questões formuladas pelos parlamentares.

2 – Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário.

3 – Os advogados que cuidam da defesa de João Vaccari Neto estão apresentando um pedido de habeas corpus para que sua liberdade ocorra no prazo mais curto possível.

4 – Informamos ainda que, por questões de ordem práticas e legais, João Vaccari Neto solicitou seu afastamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do PT.

5 – O Partido dos Trabalhadores expressa sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família, confiando que a verdade prevalecerá no final.

Rui Falcão
Presidente Nacional do PT