Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Parlatório / Semana Mundial do Aleitamento Materno

Saúde

Semana Mundial do Aleitamento Materno

por Mauro Lopes — publicado 01/08/2016 18h52, última modificação 02/08/2016 09h23
Foto - José Cruz (Ag. Brasil)

A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou nesta segunda (1) em mais de 170 países. Promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo estimular a amamentação, melhor fonte de nutrição infantil, e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo.

Apesar dos benefícios patentes do aleitamento materno, há ainda obstáculos diversos para sua disseminação. Uma prática cultural prejudicial está ligada às pressões, tanto explícitas quanto implícitas que impõe que não se deve amamentar em público.

Muitas mulheres não ficam confortáveis para amamentar em público devido à rejeição que surge com frequência quando o fazem. Para superar este obstáculo, a campanha da OMS pretende que as as mães sintam o apoio social necessário para se sentirem à vontade ao amamentar quando solicitado pelo seu bebê onde quer que estejam, em casa ou em público.

Amamentar desta forma transmite uma mensagem clara e convincente à sua família, à comunidade e à sociedade de que o aleitamento materno é natural e ajuda a restabelecer em alguns ambientes, e a incorporar a outros, a amamentação como um comportamento normativo da mulher moderna.

 

registrado em: ,