Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Parlatório / Prefeitura do Rio retrata escola como linha de produção

Política

Prefeitura do Rio retrata escola como linha de produção

por Redação — publicado 08/12/2014 20h45, última modificação 09/12/2014 06h15
Anúncio traz alunos sobre esteira mecânica e é alvo de críticas; cena remete a 'The Wall', em que crianças são jogadas em moedor de carne
Reprodução/Facebook
anunciorio.jpg

Um anúncio da prefeitura do Rio de Janeiro publicado na edição de domingo, 7, do jornal O Globo tornou-se o centro de duras críticas nas redes sociais pelo modo como aborda o ensino: na imagem que ilustra toda a página, crianças em carteiras escolares estão dispostas sobre uma esteira mecânica como as utilizadas em fábricas. Diz o anúncio: "Nossa linha de produção é simples".

Para muitos, a visão exposta pela administração do prefeito Eduardo Paes no anúncio explora uma visão de educação massificada e opressora, indiferente às diferenças e especificidades de cada instituição e de cada criança. Fora isso, ao colocar o processo de ensino e aprendizagem como uma produção em série, esquece-se da formação humanista, geradora de autonomia e espírito crítico.

Esse ambiente foi rapidamente comparado ao de The Wall, filme do Pink Floyd do início dos anos 1980, que retrata crianças num sistema escolar opressivo, num mundo distópico, que se rebelam contra a escola e seus tutores. Em uma de suas cenas mais famosas, os alunos são encaminhados em uma esteira rumo a um moedor de carne.

 

registrado em: ,