Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Parlatório / No Datafolha, reprovação de Dilma supera a de Collor

Política

Pesquisa

No Datafolha, reprovação de Dilma supera a de Collor

por Redação — publicado 06/08/2015 10h54
Segundo o levantamento, 71% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo
Roberto Stuckert Filho / PR
Dilma Rousseff e Eduardo Paes

Dilma Rousseff ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), na quarta-feira 5, durante a celebração de um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016

A nova rodada da pesquisa Datafolha mostra que Dilma Rousseff tem a mais baixa popularidade entre os presidentes da República desde a democratização, superando até mesmo Fernando Collor, deposto por um impeachment em 1992.

Segundo os novos dados, 71% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo, enquanto apenas 8% classificam a gestão da petista de boa ou ótima. Na rodada anterior do levantamento, esses números eram de 65% e 10%, respectivamente.

Os números superam os de Collor, que teve 9% de aprovação e 68% de reprovação em seu pior no momento no Planalto. Itamar Franco (12% e 41%), Fernando Henrique Cardoso (13% e 56%) e Luiz Inácio Lula da Silva (28% e 29%) superam tanto Collor quanto Dilma.

Por região, a reprovação a Dilma vai a 77% no Centro-Oeste, 73% no Sudeste e no Sul e 66% no Nordeste, onde o PT conquistou milhões de votos a partir de 2006.

De acordo com a pesquisa, 66% dos entrevistados afirmam que o Congresso deveria abrir um processo de impeachment contra Dilma, ante 63% que responderam afirmativamente no levantamento anterior que trouxe essa pergunta, divulgado em abril.

A pesquisa Datafolha entrevistou 3.358 pessoas com 16 anos ou mais em 201 municípios nas cinco regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

registrado em: ,