Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Parlatório / Governo estuda taxar grandes fortunas

Política

Governo estuda taxar grandes fortunas

por Redação — publicado 27/02/2015 11h08, última modificação 27/02/2015 14h30
Depois de ajustes que atingiram trabalhadores, bancada do PT no Senado exigiu que governo incluísse medidas que cheguem ao "andar de cima"
Nelson Barbosa

Nelson Barbosa: "Vai haver medidas que vão atingir o andar de cima"

O governo federal também pretende mexer no bolso dos milionários com o pacote fiscal preparado para ajustar as contas públicas, afirmou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em uma reunião do PT no Senado na quarta-feira 25. O conteúdo da reunião foi confirmado pela senadora Gleisi Hoffmann (PR), segundo o jornal Folha de S.Paulo.

A decisão teria sido uma resposta à pressão de congressistas petistas, que pedem ao governo ajustes também sobre pessoas ricas, uma vez que as medidas anunciadas até agora atingem apenas os trabalhadores.

Segundo Gleisi, a bancada petista argumentou na reunião que "seria muito importante que tivéssemos medidas que atingissem quem tem renda maior na sociedade, seja na área de impostos ou outras medidas." O ministro teria respondido: "estamos estudando e vai haver medidas que vão atingir o andar de cima".

A senadora não detalhou que medidas são essas, mas espera-se que seja criado um tributo sobre grandes fortunas. O governo deve, com isso, acalmar o PT e aliados de esquerda, descontentes com mudanças no seguro-desemprego, por exemplo.

Outros ministros participaram da reunião com Babosa: Manoel Dias (Trabalho), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Carlos Gabas (Previdência) e Pepe Vargas (Relações Institucionais).