Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Parlatório / Filho de Lula vai processar Eduardo Jorge

Política

Eleições 2014

Filho de Lula vai processar Eduardo Jorge

por Redação — publicado 27/01/2015 19h34, última modificação 28/01/2015 09h22
A informação de que Fábio Luis Lula da Silva seria dono da Friboi teria sido divulgada no Twitter do ex-candidato à presidência pelo PV, que ter feito a nega a mensagem
Reprodução Facebook e Jonne Roriz/Estadão Conteúdo
Friboi

O ex-candidato à presidência Eduardo Jorge e o empresário verdadeiro dono da Friboi Joesley Batista

Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, anunciou que vai processar o ex-candidato à presidência da República pelo PV, Eduardo Jorge, por conta de um tuíte que teria sido divulgado em seu perfil no último domingo 18.

A mensagem o candidato teria feito uma brincadeira com a afirmação da então candidata Dilma Roussef, que afirmou que não mexeria nos direitos trabalhistas "nem que a vaca tussa". "A vaca que tossiu não é do frigorífico do filho do Lula. Então pode comer à vontade", dizia a mensagem.

O boato divulgado no tuíte, que foi apagado, é recorrente nas redes sociais, e diversos memes sobre o assunto foram produzidos a respeito durante a última campanha presidencial. Na ação, Fábio diz que “não é ou jamais foi sócio ou manteve qualquer relação profissional com negócios relacionados ao setor agropecuário ou agroindústria”.

Ele coloca ainda no texto da ação que é “vítima de atos criminosos na internet que lhe atribuem, de forma mendaz, a propriedade de fazendas e, ainda, a participação societária em frigoríficos e empresas do gênero. Invariavelmente, tais afirmações – associadas a insinuações ou afirmações da prática de alguma conduta irregular ou ilegal – são lançadas por pessoas que se colocam no plano político como adversárias do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual o genitor do interpelante, como é público e notório, já foi eleito Presidente da República em duas oportunidades”.

O processo mostra uma mudança de postura da família do ex-presidente Lula, vítima frequente da boataria difamatória das redes. O verdadeiro dono da JBS (e, por conseguinte, da Friboi) é o empresário Joesley Batista.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, Jorge negou que tenha feito a postagem e atribuiu a afirmação a um perfil fake. Nenhum dos envolvidos divulgou impressões ("printscreens") ou alguma outra peça que comprove suas afirmações.

*Com informações do blog do Rovai, publicado originalmente na Revista Fórum.