Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Midiático / Com criança, Maurício de Sousa defende publicidade infantil

Sociedade

Após recomendarem fim

Com criança, Maurício de Sousa defende publicidade infantil

por Piero Locatelli — publicado 11/04/2014 12h16, última modificação 11/04/2014 18h07
Criador da Mônica postou foto no Instagram em que uma criança segura placa contra a proibição deste tipo de propaganda. Cartunista controla licenciamento bilionário
Reprodução/Instagram
Maurício de Sousa

Foto no Instagram do cartunista

O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, colocou em seu Instagram a foto de uma criança defendendo a publicidade infantil. Na placa, segurada pela garota identificada como Verônica, está escrito: “Eu tenho direito de assistir publicidade infantil. A televisão não é só para adultos. Alguém sabe quais produtos infantis foram lançados nesse ano?”

Na semana passada, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) recomendou o fim da veiculação de propagandas voltadas às crianças. Segundo o órgão, “a prática do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço é abusiva e, portanto, ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor."

O bolso de Maurício de Sousa é diretamente afetado pela decisão. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, de 2012, a marca do cartunista tem mais de 3 mil produtos licenciados e faturava 2,7 bilhões de reais por ano.

Atualização às 18h15: Maurício de Sousa enviou e-mail a reportagem da CartaCapital explicando que a imagem foi enviada por uma fã e, por conta da repercussão, foi deletada. Leia a íntegra do seu comunicado