Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Midiático / Com criança, Maurício de Sousa defende publicidade infantil

Sociedade

Após recomendarem fim

Com criança, Maurício de Sousa defende publicidade infantil

Criador da Mônica postou foto no Instagram em que uma criança segura placa contra a proibição deste tipo de propaganda. Cartunista controla licenciamento bilionário
por Piero Locatelli — publicado 11/04/2014 12h16, última modificação 11/04/2014 18h07
Reprodução/Instagram
Maurício de Sousa

Foto no Instagram do cartunista

O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, colocou em seu Instagram a foto de uma criança defendendo a publicidade infantil. Na placa, segurada pela garota identificada como Verônica, está escrito: “Eu tenho direito de assistir publicidade infantil. A televisão não é só para adultos. Alguém sabe quais produtos infantis foram lançados nesse ano?”

Na semana passada, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) recomendou o fim da veiculação de propagandas voltadas às crianças. Segundo o órgão, “a prática do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço é abusiva e, portanto, ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor."

O bolso de Maurício de Sousa é diretamente afetado pela decisão. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, de 2012, a marca do cartunista tem mais de 3 mil produtos licenciados e faturava 2,7 bilhões de reais por ano.

Atualização às 18h15: Maurício de Sousa enviou e-mail a reportagem da CartaCapital explicando que a imagem foi enviada por uma fã e, por conta da repercussão, foi deletada. Leia a íntegra do seu comunicado