Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Midiático / Lula: “Se você olhar a Veja como um panfleto do Aécio, você sofre menos”

Política

Eleições 2014

Lula: “Se você olhar a Veja como um panfleto do Aécio, você sofre menos”

por Redação — publicado 30/10/2014 16h00, última modificação 30/10/2014 16h00
O ex-presidente criticou a capa antecipada pela revista e afirmou que não a leva a sério, pois "ela odeia o PT e os governos do PT"
Reprodução / Youtube Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em vídeo divulgado pelo Instituto Lula que última capa da revista Veja foi um instrumento para a campanha do então candidato à Presidência Aécio Neves "trabalhar na imprensa escrita e na imprensa televisada" e "talvez o melhor panfleto da campanha de Aécio".

A capa, que foi antecipada pela revista para chegar às bancas antes das eleições do domingo 26, foi considerada a última "bala de prata" da oposição para reverter o cenário que apontava para a reeleição de Dilma Rousseff. "Se você olhar a Veja como uma revista de informação, você fica muito nervoso pela quantidade de mentiras. Agora, se você olhar a Veja como um panfleto da campanha do Aécio, você sofre menos", afirmou Lula.

Dilma Rousseff se posicionou no horário eleitoral no mesmo dia da veiculação da revista, sexta-feira 24, afirmando que processaria a publicação. Na noite de sábado 25, o ministro Admar Gonzaga, do TSE, concedeu na noite o direito de resposta à candidata do PT por considerar que a publicação não teve "qualquer cautela” e transmitiu a acusação de “forma ofensiva” e em “tom de certeza”.

No vídeo, Lula ainda afirma que não lê a revista há muito anos. "Eu não levo a revista a sério", disse. "Ela odeia o PT, odeia os governos do PT e nós ao invés de ficarmos nervosos e irritados, devemos ver que a Veja é uma revista de oposição ao governo."