Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Simão Jatene é reeleito governador do Pará

Política

Eleições 2014

Simão Jatene é reeleito governador do Pará

por Redação — publicado 26/10/2014 19h55, última modificação 26/10/2014 21h34
Tucano conquistou 52,21% dos votos e derrotou Helder Barabalho (PMDB)
Tânia Rêgo/ Agência Brasil
simão jatene

Jatene é economista e foi um dos fundadores do PSDB

Botão Eleições 2014Atual governador do Pará, Simão Jatene (PSDB) venceu a disputa no segundo turno pelo governo do estado. O tucano obteve 51,62% dos votos, segundo 100% das urnas apuradas. Seu rival, Helder Barbalho (PMDB), filho do senador Jader Barbalho, obteve 48,38% dos votos.

Jatene é economista e foi um dos fundadores do PSDB. Ele concorreu a seu primeiro cargo eletivo em 2002, quando foi eleito governador do Pará. Nos anos 1980, chegou a ser secretário de estado de planejamento durante o governo de Jader Barbalho.

Apoiado pelo pai, Helder foi eleito vereador por Ananindeua (região metropolitana de Belém) em 2000. Foi depois deputado estadual e prefeito, eleito pelo mesmo município.

Neste domingo, o secretário municipal Augusto Correia foi detido em Belém por prática de crime eleitoral. Segundo autoridades, com ele foram encontrados um carro com material de propaganda, adesivos, santinhos e camisas.

Em Belém, três pessoas foram autuadas por suspeita de distribuição de material de campanha e uma presa em flagrante por transporte de eleitor. Em Marabá, um juiz eleitoral determinou que cinco fiscais de um partido que portavam camisetas iguais voltassem para casa e as trocassem, pois, segundo ele, as roupas caracterizavam propaganda eleitoral dentro do local de votação.