Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Datafolha: Dilma e Marina empatam no segundo turno

Política

Eleições 2014

Datafolha: Dilma e Marina empatam no segundo turno

por Redação — publicado 10/09/2014 20h49, última modificação 10/09/2014 21h11
A ex-senadora tinha sete pontos de vantagem, e agora apenas quatro pontos percentuais separam Marina de Dilma Roussef na simulação de segundo turno.
Ichiro Guerra/ Dilma 13 e Vagner Campos / MSILVA Online
Dilma e Marina empatam no 1º e 2º turno

No primeiro turno, Dilma tem 36% e Marina alcança 33%

O Datafolha divulgou na noite desta quarta-feira 10 o resultado de mais uma pesquisa de intenção voto sobre a disputa presidencial. O levantamento mostrou que a presidenta e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), cresceu dois pontos percentuais e agora empata tecnicamente em um eventual segundo turno com a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva --que tinha maior vantagem no levantamento anterior. De acordo com o instituto, em um segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-ministra do Meio Ambiente aparece com 47% da preferência, um ponto a menos que na última pesquisa, contra 43% da petista, que subiu dois pontos percentuais.

Ou seja, a diferença caiu de 7 para 4 pontos percentuais, o que configura um empate técnico.

Na simulação de primeiro turno a situação já era de empate no último levantamento, mas agora Dilma abriu uma diferença de três pontos sobre a adversária. A candidata do PT cresceu um ponto e tem 36% das intenções de voto, enquanto que Marina Silva caiu um ponto percentual e registra 33%. Em terceiro lugar aparece o candidato do PSDB, Aécio Neves, que oscilou um ponto para cima e possui 15%. Os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada. Já os presidenciáveis Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não alcançaram 1%.

O número de brancos e nulos representa 6% dos entrevistados, e os que não sabem ou não responderam são 7%. O Datafolha ouviu 10.568 eleitores em 373 municípios nos dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Vox Populi / CartaCapital

Nesta quarta-feira pela manhã, CartaCapital divulgou o resultado da nova pesquisa de intenção de voto feita em parceria com o Instituto Vox Populi. O levantamento mostra que Dilma tem uma vantagem de oito pontos percentuais sobre a adversária Marina Silva no primeiro turno e um cenário de empate técnico no segundo. Isso porque, na intenção de voto estimulada, Dilma aparece com 36%, Marina tem 28% e Aécio Neves, 15%. Já numa eventual disputa de segundo turno entre as candidatas do PT e do PSB, Marina obteria 42% dos votos, contra 41% de Dilma. Brancos e nulos somariam 10%, enquanto 7% estariam indecisos. Entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 44% a 36%, com 12% de brancos e nulos e 8% de indecisos.