Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / José Ivo Sartori derrota Tarso Genro no RS

Política

Eleições 2014

José Ivo Sartori derrota Tarso Genro no RS

por Redação — publicado 26/10/2014 18h34, última modificação 26/10/2014 21h23
Candidato pelo PMDB venceu disputa com o governador petista com mais de 61% dos votos
Luiz Chaves/ Sartori 15
Sartori

No início da disputa, Sartori aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto

Botão Eleições 2014O candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, venceu a disputa do segundo turno contra o atual governador e candidato à reeleição pelo PT, Tarso Genro.

Com 86,79% das urnas apuradas, o peemedebista conquistou 61,21% dos votos válidos e não pode mais ser alcançado pelo petista, que teve 38,79%.

No início da disputa, Sartori aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Genro e Ana Amélia, senadora e candidata pelo PP. A candidatura de Ana Amélia desidratou ao longo do primeiro turno e muitos de seus votos foram transferidos para Sartori, que subiu na reta final.

Com o resultado, mantém-se a tradição dos eleitores de gaúchos de não concederem a reeleição a governador. Desde 1998, quando a reeleição foi instituída, nenhum governador gaúcho conseguiu se reeleger.

Durante a votação do domingo 26, cinco pessoas foram presas em flagrante por boca de urna em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre. Também foram registrados casos de distribuição de santinhos e material de propaganda, além de transporte irregular de eleitores.