Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Jean Wyllys aumenta votação em dez vezes

Política

Jean Wyllys aumenta votação em dez vezes

por Redação — publicado 05/10/2014 22h14, última modificação 05/10/2014 22h32
O deputado federal foi um dos nomes do PSOL que saiu das urnas com resultado significativo. Marcelo Freixo carregou com ele quatro deputados estaduais
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Jean Wyllys

Jean Wyllys em debate na Câmara, em abril

Botão Eleições 2014O deputado federal Jean Wyllys (PSOL) multiplicou sua votação em dez vezes desde as eleições de 2010. Wyllys foi o sétimo mais votado no Rio, com 144 mil votos no Rio de Janeiro, número bem mais significativo que os 13 mil obtidos na última eleição, quando foi o deputado eleito com menos votos no estado, graças ao sistema de votação proporcional.

Além de Jean, o PSOL elegeu mais dois deputados federais no Rio. Chico Alencar, quarto mais votado com 195 mil eleitores, e o Cabo Daciolo, eleito com 49 mil votos.

Também no Rio, Marcelo Freixo foi o deputado estadual mais bem votado, com 350 mil votos. Graças aos votos de Freixo, outros quatro parlamentares do PSOL vão compor a Assembleia Legislativa do Rio – Paulo Ramos, Flávio Serafini, Eliomar Coelho e Dr. Julianelli.

Candidato ao governo do Rio, Tarcisio Motta ficou em quinto lugar, com 8,92% dos votos, pouco atrás do senador petista Lindberg Farias, que teve 9,95%.

O PSOL também melhorou sua performance no âmbito federal. Luciana Genro, candidata à Presidência, teve 1,6 milhão de votos (1,55% do total), quase o dobro da votação obtida por Plínio de Arruda Sampaio em 2010.

registrado em: , ,