Política

Jean Wyllys aumenta votação em dez vezes

por Redação — publicado 05/10/2014 22h14, última modificação 05/10/2014 22h32
O deputado federal foi um dos nomes do PSOL que saiu das urnas com resultado significativo. Marcelo Freixo carregou com ele quatro deputados estaduais
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados

Botão Eleições 2014O deputado federal Jean Wyllys (PSOL) multiplicou sua votação em dez vezes desde as eleições de 2010. Wyllys foi o sétimo mais votado no Rio, com 144 mil votos no Rio de Janeiro, número bem mais significativo que os 13 mil obtidos na última eleição, quando foi o deputado eleito com menos votos no estado, graças ao sistema de votação proporcional.

Além de Jean, o PSOL elegeu mais dois deputados federais no Rio. Chico Alencar, quarto mais votado com 195 mil eleitores, e o Cabo Daciolo, eleito com 49 mil votos.

Também no Rio, Marcelo Freixo foi o deputado estadual mais bem votado, com 350 mil votos. Graças aos votos de Freixo, outros quatro parlamentares do PSOL vão compor a Assembleia Legislativa do Rio – Paulo Ramos, Flávio Serafini, Eliomar Coelho e Dr. Julianelli.

Candidato ao governo do Rio, Tarcisio Motta ficou em quinto lugar, com 8,92% dos votos, pouco atrás do senador petista Lindberg Farias, que teve 9,95%.

O PSOL também melhorou sua performance no âmbito federal. Luciana Genro, candidata à Presidência, teve 1,6 milhão de votos (1,55% do total), quase o dobro da votação obtida por Plínio de Arruda Sampaio em 2010.

registrado em: , ,