Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Governo de Minas fez aeroporto em terreno que era de tio de Aécio Neves

Política

Denúncia

Governo de Minas fez aeroporto em terreno que era de tio de Aécio Neves

por Redação — publicado 20/07/2014 15h59, última modificação 31/07/2014 11h23
Segundo jornal, quase 14 milhões de reais foram gastos na obra; Candidato nega ter beneficiado família
Agência Brasil
Aécio Neves

Aécio alega que seu tio não foi beneficiado

No final do segundo mandato de Aécio Neves no governo de Minas Gerais, o estado gastou quase 14 milhões de reais para construir um aeroporto dentro de uma fazenda de um tio do então governador.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Múcio Guimarães Tolentino, 88, tio-avô do senador e ex-prefeito de Cláudio, é quem controla o acesso ao aeroporto construído em 2010. Para usá-lo, apesar do aporte público, é necessário a sua autorização. Ainda de acordo com a reportagem, o local recebe menos de um voo por semana. O atual candidato à presidência pelo PSDB usa o aeroporto sempre que visita a cidade. Antes da licitação, o estado desapropriou a área. Tolentino não ficou satisfeito com o valor acertado e o contesta na Justiça.

Em nota, a assessoria de Aécio Neves contestou a reportagem. “Não houve nenhum tipo de favorecimento na implantação das melhorias na pista de pouso de Cláudio como insinua a reportagem. (...) Todas as atitudes do governo de Minas Gerais referentes ao aeroporto de Cláudio se deram dentro da mais absoluta transparência e lisura,” diz a nota.

A nota também afirma que a prática de manter as chaves de um aeroporto nas mãos de alguém é comum no interior do país. “É também lamentável que a reportagem não tenha registrado que aeroportos locais (que não possuem voos comerciais) ou pistas de pouso fechadas são prática comum em aeroportos públicos, no interior do país, como forma de evitar invasões e danos na pista que possam oferecer riscos à segurança dos usuários. Ao ignorar esse fato, a reportagem deu a entender que o acesso à pista feito de forma controlada no município de Cláudio constitui algum tipo de exceção."