Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Dilma abre quatro pontos na frente de Aécio Neves nas pesquisas

Política

Eleições 2014

Dilma abre quatro pontos na frente de Aécio Neves nas pesquisas

por Redação — publicado 20/10/2014 20h33, última modificação 20/10/2014 21h39
Presidenta tem 52% contra 48% do tucano, em votos válidos, tanto no levantamento do Vox Populi como no Datafolha
Valter Campanato/ Agência Brasil e Ichiro Guerra/ Dilma 13
Aécio e Dilma

Apesar de empate, candidato do PSDB está mais distante de Dilma

Botão Eleições 2014As novas pesquisas de intenção de voto de Datafolha e Vox Populi, divulgadas na noite desta segunda-feira 20, mostram um resultado idêntico: a seis dias do segundo turno, a presidenta e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, abriu quatro pontos na frente do candidato do PSDB, Aécio Neves. Isso porque, se considerarmos apenas os votos válidos, sem brancos e nulos, a petista está com 52% contra 48% do ex-governador de Minas Gerais, em ambos os levantamentos.

O resultado dos dois institutos também é igual em votos totais: a petista possui 46% contra 43% do tucano. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, eles estão empatados tecnicamente. A diferença entre as duas novas pesquisas é que, no Datafolha, Dilma aparecia numericamente atrás do adversário na semana passada. No Vox Populi, no entanto, a presidenta já tinha ligeira vantagem sobre o concorrente no levantamento anterior.

No último Datafolha, divulgado na semana passada, a petista tinha 43% (agora possui 46%), enquanto que o tucano alcançava 45% (caiu para 43% nesta semana). Isso quer dizer que a presidente subiu três pontos percentuais e o ex-governador desidratou outros dois pontos. Em relação ao último Vox Populi, divulgado em 13 de outubro, Dilma subiu de 45% para 46% e Aécio caiu de 44% para 43%. O Datafolha ouviu 4.389 eleitores nesta segunda 20. Já o Vox Populi entrevistou 2.000 eleitores entre sábado (18) e domingo (19) em 147 cidades do País.

CNT/MDA

Mais cedo, a pesquisa CNT/MDA já mostrava uma leve vantagem da presidenta Dilma em relação a Aécio. Segundo a consulta, a petista aparece com 50,5% dos votos válidos, contra 49,5% do senador tucano. Foi a primeira pesquisa do instituto MDA para a Confederação Nacional do Transporte no segundo turno.

No total de votos, Dilma aparece com 45,5%, contra 44,5% de Aécio. O número de indecisos está em 4,3% e o de eleitores que dizem votar em branco ou nulo está em 5,7%. A pesquisa ainda indica que o voto em Dilma está ligeiramente mais firme. Sobre Dilma, 38,1% afirmam que ela é a única opção, enquanto 19,3% dizem que poderiam votar na petista. Com Aécio, 34,4% dizem que ele é o único em que votariam, enquanto 21,4% dizem que poderiam votar no senador mineiro.