Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Datafolha mostra Dilma e Aécio empatados no segundo turno

Política

Disputa acirrada

Datafolha mostra Dilma e Aécio empatados no segundo turno

por Redação — publicado 17/07/2014 21h36, última modificação 17/07/2014 21h41
Na simulação do primeiro turno pouca coisa mudou: Dilma Rousseff tem 36% das intenções de voto, contra 20% de Aécio Neves e 8% de Eduardo Campos

Uma nova pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha, divulgada na noite nesta quinta-feira 17, mostra que o cenário continua estável para os principais candidatos à Presidência. De acordo com o levantamento, a presidenta Dilma Rousseff tem 36% das intenções de voto, contra 20% de candidato do PSDB, Aécio Neves, e 8% do candidato do PSB, Eduardo Campos.

Os números revelam, no entanto, que pela primeira vez Dilma e Aécio empatariam em um eventual segundo turno.

Caso a petista e o tucano fossem para a segunda etapa, a presidenta teria a preferência de 44% do eleitorado e ex-senador alcançaria os 40%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, eles estariam tecnicamente empatados. Na última vez em que o Datafolha testou um cenário com os dois no segundo turno, Dilma tinha 46% e Aécio 38%.

Já em comparação com o resultado geral do último levantamento, pouca coisa mudou nas últimas semanas. A presidenta oscilou apenas dois pontos, Campos caiu um e Aécio se manteve. No levantamento da primeira semana de julho, a petista estava com 38%, em vez dos 36% de agora, Aécio Neves tinha os mesmos 20% e Campos alcançava 9%, em vez de 8%. O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios na terça 15 e nesta quarta-feira 16.