Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Datafolha: Marina vence em SP, PE e RJ e Dilma lidera em MG e RS

Política

Eleições 2014

Datafolha: Marina vence em SP, PE e RJ e Dilma lidera em MG e RS

por Redação — publicado 11/09/2014 12h22
Aécio Neves está empatado em segundo lugar em seu estado natal e tem 2% das intenções de voto em Pernambuco
Divulgação

O Instituto Datafolha divulgou na quarta-feira 10 o resultado da pesquisa presidencial de intenção de voto em alguns estados. O levantamento mostra que a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, lidera a disputa em São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pernambuco, estado natal do ex-governador Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto. A presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff, por sua vez, tem maioria entre os eleitores de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O candidato do PSDB, Aécio Neves, enfrenta dificuldades em todas as unidades da federação pesquisadas, incluindo seu próprio estado, Minas Gerais, e chega a ter apenas 2% das intenções de voto em Pernambuco.

A maior vantagem de Marina Silva é no Distrito Federal, onde a candidata do PSB tem 43% da preferência dos entrevistados, contra 22% de Dilma Rousseff. Em terceiro lugar aparece o candidato do PSDB, Aécio Neves, com 17%. Em 2010, então concorrendo pelo PV, Marina ficou em primeiro lugar no DF no primeiro turno. Foi a única unidade da federação em que o vencedor não foi Dilma Roussef ou José Serra (PSDB). Na eleição atual, a situação é parecida em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, com quase 32 milhões de eleitores: Marina possui 40%, Dilma tem 26% e Aécio alcança outros 16%.

A disputa mais acirrada entre Dilma e Marina está em Pernambuco: Marina lidera com 45% e Dilma vem logo atrás com 38%. Com a polarização entre as duas no estado de Eduardo Campos, Aécio consegue apenas 2% das intenções de voto entre os pernambucos, seu pior desempenho.

No Rio de Janeiro, apenas seis pontos percentuais separam Marina e Dilma. A ex-ministra do Meio Ambiente tem, segundo o Datafolha, 36% enquanto a petista reúne 30% e Aécio outros 12%. Mas isso não significa que o cenário já esteja definido entre os fluminenses. Na terça-feira 9, o Ibope divulgou um outro levantamento por estado que aponta o contrário: Dilma tem 37% e Marina possui 34%, o que configura empate técnico.

Entre os estados em que a petista lidera a disputa, a situação é mais tranquila no Rio Grande do Sul, onde Dilma passou a maior parte de sua vida e iniciou a carreira pública. No estado, a presidenta tem 40%, seguida de Marina, com 26%, e Aécio, com 15%. Em Minas Gerais, a situação é apertada: a candidata do PT possui 33%, enquanto Aécio, após subir quatro pontos desde o último levantamento, briga pelo segundo lugar com 26%, apenas um ponto percentual a mais que Marina, que tem 25%.

No Paraná, a situação é de empate técnico, com 32% para Dilma, 28% para Marina e 22% para Aécio. De acordo com o Datafolha, todas pesquisas foram realizadas entre segunda-feira 8 e terça-feira 9.