Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Cresce apoio à Copa e aumentam intenções de voto em Dilma

Política

Datafolha

Cresce apoio à Copa e aumentam intenções de voto em Dilma

por Redação — publicado 03/07/2014 10h49, última modificação 18/08/2014 15h39
A quantidade de brasileiros favoráveis ao mundial subiu 12 pontos. Na pesquisa espontânea, a presidenta passou de 19% para 25%
Cadu Gomes/ Fotos Públicas

A intenção de voto na presidenta Dilma Rousseff (PT) subiu de 34% para 38%, segundo pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira 3. O crescimento de Dilma pode estar sendo influenciado pelo aumento do otimismo com relação à Copa do Mundo, aponta a pesquisa, uma vez que 63% dizem apoiar a realização da Copa, enquanto eram 51% antes do início do evento. A aprovação do governo também subiu, de 33% para 35%.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado aponta seu voto sem ter sido apresentado à lista de concorrentes, o crescimento de Dilma foi ainda maior: passou de 19% para 25%. O instituto e o jornal Folha de S.Paulo, que divulgaram a pesquisa, não informaram os dados dos outros candidatos neste quesito.

Na pesquisa estimulada, as intenções de voto para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) passaram de 19% para 20%. O candidato do PSB, Eduardo Campos, passou de 7% para 9%, o que o coloca em empate técnico com o Pastor Everaldo (PSC), que manteve 4%. Somados, todos os outros candidatos têm 38% das intenções de voto, mesmo número de Dilma, o que indica a possibilidade de realização do segundo turno.

Outro ponto levantado pela pesquisa foi o episódio da abertura da Copa do Mundo, em que o público presente no estádio vaiou Dilma. Para 76% dos entrevistados, os torcedores que xingaram a presidenta agiram mal. Dentro do grupo de eleitores de Aécio Neves e Eduardo Campos, também se sobressaiu a reação negativa ao episódio: 69% e 72%, respectivamente, repudiaram o ocorrido.

Na pesquisa foram entrevistados 2.857 eleitores entre 1º e 2 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O número de registro da Justiça Eleitoral é BR-00194/2014.