Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Datafolha: Alckmin se reelege no 1º turno com folga

Política

São Paulo

Datafolha: Alckmin se reelege no 1º turno com folga

por redação — publicado 07/06/2014 19h05, última modificação 18/08/2014 15h40
Os acontecimentos dos últimos meses, como a falta de água no Estado, não atingiram o governador, que tem 43%, 11 pontos a mais do que a soma dos adversários
TIAGO SILVA/A2FOTOGRAFIA
11175249704_a2794b8566_o.jpg

O governador durante visita recente à Presidente Prudente

O governador Geraldo Alckmin, indicado pelo PSDB para tentar a reeleição em outubro, segue tranquilo na liderança das intenções de voto segundo pesquisa de intenção de voto finalizada na última quinta-feira 5 de junho. Alckmin tem 44% contra 43% do último levantamento feito pelo instituto o jornal Folha de S. Paulo, em novembro passado.

Seus adversários somam 31%. Paulo Skaff (pré-candidato do PMDB), o segundo colocado, tem 21%. Oscilou apenas dois pontos percentuais para cima em relação a novembro, quando tinha 19%; Gilberto Kassab foi o único com uma variação fora da margem de erro.: caiu 4 pontos percentuais, de 9% para 5%. O pré-candidato petista Alexandre Padilha oscilou de 4% para 3%. Gilberto Maringoni (Psol) e Gilberto Natalini (PV) têm 1% cada.

Ou seja, os adversários de Alckmin somam 31%, 13 pontos percentuais a menos do que o atual governador. No cenário sem Kassab (o ex-prefeito negocia a vice de Alckmin o governador chega a 47%.

Fatores como a crise de falta de água no Estado (a responsabilidade pela captação e distribuição é da Sabesp, uma estatal paulista) em nada afetaram o cenário.

E se a intenção de voto pouco mudou desde novembro, o mesmo aconteceu com a avaliação do governo Alckmin: 41% o consideram “ótimo” ou “bom” e 39% o avaliam como “regular”, os mesmos percentuais do último levantamento. E são 18% dos consultados que, perguntados, responderam “ruim” ou “péssimo” sobre sua gestão. Em novembro eram 17%.

Serra no Senado

O instituto do Grupo Folha apurou ainda as intenções de voto para o Senado: a liderança é de José Serra. O ex-governador do PSDB tem 41%, contra 32% de Eduardo Suplicy (PT), que concorre à reeleição. Márcio França (PSB) atingiu 4%.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.029 eleitores entre os últimos dias 3 e 5 de junho e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

registrado em: , ,