Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Carta nas Eleições / Aécio e Dilma estão empatados, segundo Datafolha e Ibope

Política

Eleições 2014

Aécio e Dilma estão empatados, segundo Datafolha e Ibope

por Redação — publicado 09/10/2014 20h20, última modificação 10/10/2014 18h59
Nos dois institutos, o resultado foi exatamente o mesmo: tucano tem 46% contra 44% da presidenta. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, há empate técnico
Valter Campanato/ Agência Brasil e Cadu Gomes/ Dilma 13

Botão Eleições 2014As primeiras pesquisas de intenção de voto, feitas após o fim do primeiro turno, mostram que a presidenta e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, estão empatados na disputa pelo cargo. Os levantamentos, divulgados nesta quinta-feira 9 pela TV Globo, apontam que o tucano tem 46% contra 44% da petista, tanto no Datafolha quanto no Ibope. Como a margem de erro é dois pontos porcentuais nas duas consultas, ambos estão empatados tecnicamente.

Se considerados apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, o resultado também é igual nas duas pesquisas. Aécio possui 51% contra 49% de Dilma. Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios em 7 e 8 de outubro. O Datafolha entrevistou 2.879 eleitores nos dias 8 e 9 de outubro.

Dilma venceu o primeiro turno das eleições no domingo 5. Ela terminou a primeira parte do pleito com 41% dos votos, enquanto o ex-governador de Minas teve aproximadamente 33%. Em terceiro lugar e, portanto, fora da disputa ficou a candidata do PSB, Marina Silva, que teve o apoio de 21% do eleitorado.

Dias depois do primeiro turno, Aécio recebeu o apoio do PV, PSB, PPS e PSC. A candidata do PSOL à Presidência, Luciana Genro, divulgou que o partido permanecerá neutro. Mas recomendou que seus eleitores não votem em Aécio. Já Marina Silva fez uma lista de exigências em troca de anunciar apoio ao candidato do PSDB.