Sociedade

Queimada no Pantanal devasta área equivalente à cidade do Rio

O governo do estado do Mato Grosso do Sul fala em incêndio de ‘proporções nunca registradas’ e ‘cenário de devastação’

Incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. Foto: Divulgação do Corpo de Bombeiros do MS
Apoie Siga-nos no

O fogo que atinge o Pantanal sul-mato-grossense já provocou a destruição de uma área equivalente ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), que revela que 122 mil hectares já foram queimados nos municípios de Corumbá e Miranda, no Mato Grosso do Sul. A região sofre com as queimadas há 10 dias.

O governo estado do Mato Grosso do Sul fala em incêndio de “proporções nunca registradas” e “cenário de devastação”. Segundo informações do G1, este é o segundo incêndio no Pantanal em dois meses. O primeiro foi registrado em setembro em uma fazenda e levou à destruição de 35 mil hectares.

A faixa de fogo atual passa pela BR-262 até o acesso à cidade de Corumbá (MS) e pontos no meio da mata. Na rodovia, havia vegetação queimada dos dois lados da faixa. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não chegou a bloquear a região, mas recomendou não passar pelo local à noite, quando é mais difícil de reconhecer o fogo.

Na parte da mata, foram encontrados animais mortos e outros que tentam fugir do calor e do fogo. Em um trecho de 12 quilômetros de uma estrada adjacente, quatro pontes pegaram fogo, forçando o Corpo de Bombeiros a interditar a área e abrir um desvio de tráfego para os moradores locais.

O fogo também queimou cabos de fibra ótica, o que prejudicou o serviço de internet na região. Houve, ainda, relatos de falta de energia.

O combate ao fogo está sendo realizado por brigadistas e bombeiros até de outras regiões. O despejo d’água é realizado por caminhões com máquinas que auxiliam na abertura das estradas para os brigadistas poderem trabalhar na contenção do fogo. Três aviões já despejaram 200 mil litros de água sobre a área atingida.

As condições climáticas da região não ajudam no combate às chamas. A umidade do ar é baixa, a temperatura é alta e os fortes ventos auxiliam na movimentação do fogo.

A Defesa Civil, que em setembro já havia enviado grupos de bombeiros do Distrito Federal para a região, solicitou que eles retornem ao Pantanal sul-mato-grossense. A ONG ambiental WWF doou novos kits de combate a incêndios para os bombeiros do estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo